Páginas

domingo, 22 de setembro de 2013

Obtendo sucesso com eventos de captação de recursos

Dentre as inúmeras estratégias utilizadas pelas organizações da sociedade civil para a captação de recursos, uma delas é a realização de eventos. O assunto, inclusive, foi tema de uma palestra durante o FLAC – Festival ABCR 2012, e a ABCR promoverá novamente esse debate, agora no Festival ABCR 2013, em Salvador. O articulista Lance Trebesch, CEO da empresa americana TicketPrinting.com, escreveu um teto onde comenta algumas dicas para a realização lucrativa de eventos como esses. Confira.

1 – Planeje um evento que se repita: dentre os benefícios de se realizar o mesmo avento ano após ano (como a 15ª edição do Teleton, da AACD, por exemplo) está a facilidade de planejamento, que começa mais cedo e pode se beneficiar de ideias, estrutura e equipamentos já utilizados anteriormente. A marca (branding) da organização também se fortalece com eventos como esses, uma vez que todos passam a identificá-lo com a entidade e manter um registro na memória. Finalmente, indivíduos e empresas que doaram em um ano estão mais propensos a fazê-lo no ano seguinte, ou até aumentar o valor doado.
2 – Promova muito seu evento! Eventos com ingressos são mais facilmente vendidos quando se tem muitos voluntários os oferecendo para famílias, amigos e membros da comunidade. Considere a publicação de notas à impresa (press-releases) e a produção de cartazes e adesivos para promover o seu evento. E não esqueça do poder das mídias sociais, como Facebook, Twitter, etc.
3 – Personalize: para eventos menores, como jantares, considere reservar lugares para voluntários que apoiaram na venda de ingressos e na divulgação. Colocar o nome do convidado em um lugar específico pode fazê-lo se sentir mais bem-vindo e inserido no seu evento, e complementa essa estratégia.
4 – Use formas complementares de captação: diversifique a forma de captar recursos no evento. É possível pedir desde doações em espécie (como alimentos e equipamento, para o próprio evento), como itens para rifas e leilões, cujo valor arrecadado virá para a organização. Pode-se também pedir patrocínios, dando reconhecimento nominal ao patrocinador. Finalmente, se o evento vai imprimir programas, é possível vender espaço publicitário no material, ajudando a diminuir os custos.
5 – Passe tempo com os presentes: eventos de captação de recursos podem ser um estouro, e oferecer uma boa experiência aos presentes é uma forma de garantir um boca a boca positivo pós-evento. Além disso, também é importante passar algum tempo com os presentes. Assim, por exemplo, na abertura do evento, é fundamental falar brevemente sobre a entidade, o propósito daquele evento e a missão da organização. Incentive também os voluntários a falarem do evento com os participantes, para que repliquem o mesmo entusiasmo ao qual se dedicaram durante todo o tempo. Finalmente, proporcione aos presentes uma maneira simples sobre como saber mais da sua organização. É possível, por exemplo, imprimir e entregar o endereço da página na internet da organização, ou um código “QR”, já bastante utilizado no Brasil.
Fonte original: o texto acima foi traduzido e adaptado do seu original, em inglês, que pode ser lido aqui.

Huna de Mayrinck

10 comentários:

  1. Organizar um evento não é apenas organizar o espaço em que tudo irá acontecer. Para se obter um evento com sucesso é preciso pensar e planejar cada detalhe. Deve-se elaborar proposta de comercialização , plano de mídia, plano de marketing, benefícios e contrapartidas, comercializar a proposta do evento dentre outros.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha pensado por esse lado da captação de recursos. E realmente é uma das formas mais brilhantes para tal fato, pois com um evento o público terá mais interesse em "pagar". No entanto aproveitemos as dicas para que se organize eventos com características próprias ao público que se destina e fazer bonito e bem organizado, estruturado. Não esquecendo do pós-evento.

    ResponderExcluir
  3. para organizar um evento tem que pensar onde ele vai ser realizado e vê que público ele irá compreender. Todos sabemos que antes de organizar qualquer evento seja ele o porte q for, temos que primeiro planejá-lo, para que nada saia errado no dia da realização do mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Organizar um evento não é uma tarefa fácil, por isso cada dia mais os profissionais que trabalha nessa área tem que ficar atentos a todas essas estratégias utilizadas, para que tudo sai conforme planejado.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente para se organizar um evento acontece da empresa fazer parcerias, além do objetivo de conseguir recursos, a empresa que se prontifica para tal ação, também se beneficia pois ela está expondo a sua marca ou serviço, podemos até dizer que uma amostra do serviço.Achei interessante, porque hoje como qualquer evento seja beneficente ou não se paga para participar.

    ResponderExcluir
  6. Atualmente para se organizar um evento acontece da empresa fazer parcerias, além do objetivo de conseguir recursos, a empresa que se prontifica para tal ação, também se beneficia pois ela está expondo a sua marca ou serviço, podemos até dizer que uma amostra do serviço.Achei interessante, porque hoje como qualquer evento seja beneficente ou não se paga para participar.

    ResponderExcluir
  7. Atualmente para se organizar um evento acontece da empresa fazer parcerias, além do objetivo de conseguir recursos, a empresa que se prontifica para tal ação, também se beneficia pois ela está expondo a sua marca ou serviço, podemos até dizer que uma amostra do serviço.Achei interessante, porque hoje como qualquer evento seja beneficente ou não se paga para participar.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você Daniele, pois, um empresa que investe em eventos ganhará a preferência tantos dos funcionários como dos clientes. Por isso que muitas empresas tem trabalhado nesse metódo de divulgação dos seus serviços e tem recebido status, exemplo da empresa da coca-cola, Bom-Bril, Nestle etc.

    Renata Monteiro

    ResponderExcluir
  9. Fazer acontecer é a melhor experiência em organizar eventos e o planejamento do evento ENASEC está sendo uma delas. Para nós aprendizes é a mais importante; que por vivenciarmos estamos adquirindo um novo aprendizado atinente à disciplina. Ter esta habilidade certamente nos tornará mais aptos e eficientes em nossa profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário acima é da aluna Jordânia Borgidarcak M. da Silva, Mat. 8081320-7

      Excluir