Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO


 A extensão universitária liga a instituição de ensino superior e a sociedade em que se insere. Por meio da extensão universitária se concretiza a possibilidade de interferência e mudança social na vida de um indivíduo, quando aliada à leitura, exerce uma valiosa influência social.
O hábito da leitura não nasce com o indivíduo. Para tal, é necessário, para formar leitores em uma comunidade, que sejam implementados projetos de extensão  universitária.
      Para o profissional de Secretariado não é diferente, a extensão universitária é a possibilidade que o estudante de secretariado tem de colaborar com a nação, socializando o conhecimento, estreitando as barreiras existentes entre a comunidade e a universidade.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO SECRETARIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS DE MÉDIO E GRANDE PORTE.


         Planejar grandes eventos como III ENASEC/IV ENSECE devida sua importância e magnitude exige um alto planejamento. Envolve um grande numero de profissionais que se dividem em equipes, buscando bons resultados no final. Possuir uma boa logística é fundamental no processo para manter o equilíbrio nas etapas seguintes.
        O levantamento de informações como: Definição do tipo de evento que vai ser feito e o público alvo assim como a previsão de um orçamento geral é apenas algumas das etapas deste processo de planejamento.
        A captação do recurso financeiro é talvez uma das etapas mais tensas de um evento, pois os recursos devem cobrir o orçamento que foi planejado no início, quando isso não acontece, a organização se vê em uma posição difícil e começa a cortar alguns gastos que estavam previstos anteriormente podendo assim fazer com que o evento perca o seu brilho.

       Administrar bem todos os recursos incluindo os materiais e humanos não é uma tarefa das mais fáceis.

 

Veremos o que diz em entrevista Cláudia Cavalcanti sócia de uma empresa de eventos


O SECRETARIADO E A PARTICIPAÇÃO NO II SECAMPO


           SECAMPO é o seminário de praticas de educação do campo no vale do Mamanguape, o evento atraiu um grande publico, a maioria formadas por professores do vale do Mamanguape.
           O curso de secretariado participou efetivamente do evento na parte do cerimonial e recepção dos participantes, é cada vez mais frequente a participação dos alunos de secretariado nas organizações desses eventos, que acabam contribuindo ainda mais para a formação do perfil do profissional.
           Alguns alunos também apresentaram trabalhos nesse evento, o que mostra a interação do curso de secretariado com os outros cursos do campus IV da UFPB.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

IV Oficina Pedagógica do Programa de Desenvolvimento Profissional

CONVITE

Convido as comunidades do Vale do Mamanguape e a comunidade universitária do Campus IV - Litoral Norte para a abertura oficial do Projeto de Apoio à Profissionalização: Caminhos para o Desenvolvimento das Comunidades do Vale do Mamanguape a qual acontecerá na próxima terça-feira (6 de novembro), a partir das 19 horas, no Campus de Mamanguape. Trata-se da IV Oficina Pedagógica do Programa de Desenvolvimento Profissional que terá como tema central "Inteligência Multifocal" - Teoria desenvolvida por Augusto Cury. Além disso, teremos a apresentação do Coral Vocatus do Centro de Ciências da Saúde do Campus I. Aqueles que se inscreveram para algum curso do projeto já estão automaticamente inscritos para o evento. A inscrição custa apenas R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível para doação e pode ser realizada com Jessika da Silva, Lilian Thaís, Joseane Maria, Edna Calixto e Saulo Emmanuel. Contamos com todos vocês!

Prof. Saulo Maciel
Assessor de Extensão - Campus IV - Litoral Norte

Lançamento de livros na UFPB


Professor Dr. Erivaldo Nascimento com alunas de Secretariado Executivo

O lançamento dos livros: A argumentação na Redação Comercial e Oficial: estratégias Semântico-Discursivas em Gêneros Formulaicos, organizado pelo professor de Secretariado Executivo Bilíngue Dr. Erivaldo Nascimento, contendo capítulos produzidos por alunos concluintes, alunos e professores do Proling e do livro Pesquisa em Secretariado: Cenários, perspectivas e desafios, com um capítulo também do referido professor, aconteceu neste último dia 1º de novembro, às 19h, no Auditório da UFPB, Unidade de Mamanguape.


                          Professora Dra. Chussy Karlla alunas de Secretariado Executivo

O evento contou com a participação de alunos e professores e foi marcado por momentos emocionantes e os livros foram autografados pelos autores.

Um verdadeiro sucesso!

O Projeto Células Empreendedoras recebe prêmio 'Educação Empreendedora Brasil 2012 - ENDEAVOR/SEBRAE - Categoria Compromisso




Educação empreendedora

Os vencedores da 3.ª edição do Prêmio Educação Empreendedora Brasil foram anunciados em meio à Rodada de Educação Empreendedora (REE), que começou na segunda e terminou nesta quarta-feira, 10, em Florianópolis. A premiação visa a identificar, reconhecer e valorizar ações inovadoras de professores e instituições que souberam desenvolver competências empreendedoras entre seus estudantes.

Além do reconhecimento aos professores, as empresas querem também estimular os projetos educacionais a fim de proporcionar visibilidade ao trabalhos que têm sido realizados País afora. Para atender a esta demanda, o prêmio lançou neste ano a categoria Compromisso, sob a qual foram inscritos e escolhidos cinco projetos que serão acompanhados pela Endeavor por um ano. Em 2013 os professores mentores devem voltar à REE e apresentar resultados.

Genésio Gomes da Cruz Neto, professor de Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE), é um dos que terão seu trabalho apoiado pela Endeavor. Ele é idealizador do projeto Células Empreendedoras (www.facebook.com/celulasempreendedoras), criado em 2008.

As células são formadas por grupos de alunos de graduação em volta de um interesse comum. Há núcleos de moda, psicologia, música e mobile, entre outros. Com o apoio de tutores, eles são encorajados a buscar mais autonomia e a empreender de modo colaborativo, trocar experiências, lançar produtos e até mesmo criar congressos para entrar em contato com pesquisadores dos temas que lhes interessam. Encontros semanais e discussões em blogs são responsáveis por manter o grupo reunido. "São maneiras de manter a chama do empreendedorismo aceso nestes jovens", afirma Neto.

O projeto que nasceu no curso de Engenharia da Computação hoje reúne graduandos de toda a universidade – e até mesmo estudantes de fora dela. Segundo o professor, a ideia é criar um ecossistema empreendedor. "As grandes ideias surgem quando pessoas com diferentes experiências entram em contato."
* A repórter viajou a convite da Endeavor

__________________________
Visitem também o Facebook do Projeto Células Empreendedoras: www.facebook.com/celulasempreendedoras

Alunos do Curso de Secretariado Executivo da UFPB participam do IX Encontro Estadual dos Sem Terrinha





Cerca de 600 crianças de acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Paraíba comemoraram o seu dia de forma diferente. É que nos dias 12, 13 e 14 esses meninos e meninas participaram do IX Encontro Estadual dos Sem Terrinha, no Liceu Paraibano, em João Pessoa.

O evento teve início na sexta-feira (12), às 15h e os Sem Terrinha puderam participar de jogos, brincadeiras populares e assistirem ao filme "Kirikú e a feiticeira", finalizando com a festa popular do Dia das Crianças.  

Durante todo o sábado (13) aconteceram oficinas pedagógicas de contação de histórias, leituras, quadrinhos, capoeira, teatro, artes, músicas, saúde no campo e meio ambiente e seguiu com a exposição e socialização dos trabalhos produzidos pelos Sem Terrinha. Durante a noite houve a apresentação cultural do Grupo Imburana de Danças Populares.

E no domingo (14) aconteceu o ‘Ato das Crianças Camponesas pela unidade do campo e cidade na Comunidade CITEX', na capital, com a distribuição de 1 tonelada de alimentos sem agrotóxicos produzidos  pelos trabalhadores assentados na Paraíba. As crianças Sem Terrinha, a partir das 10h, doaram alimentos e trocaram conhecimentos com as crianças da cidade.

O encontro contou com a participação de vários parceiros, como o Pastoral da Criança da Comunidade CITEX, Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Movimento dos Pequenos Agricultores, ADUFPB, Grupo Imburana de Danças Populares Brasileiras, Índios Tabajaras e Potiguaras, professores e estudantes da Escola Estadual Almirante de Tamandaré, Observatório da Educação do Campo (UFPB), Programa Interdisciplinar de Assuntos Comunitários (PIAC/UFPB), Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer da Paraíba (LEPELPB), acadêmicos e professores da Universidade Federal da Paraíba, dos cursos de Educação Física, Secretariado Executivo, Pedagogia, Pedagogia do Campo, Medicina, Serviço Social, Química, Ecologia, Geografia, Direito e Arquitetura, além do Governo do Estado da Paraíba

Vale ressaltar a participação dos alunos do 8o período do Curso de Secretariado Executivo - da disciplina de ‘Organização de Eventos’: Ana Araújo, André Figueiredo, Dhayvson Assis, Edna Calixto, Ivânia Ferreira, Janete Silva, José Jackson Tomé, Lília Coelho, Maria Manuela, Magnólia, Fátima, Sandra Gonzaga e mais cinco voluntárias, Iranilza Cinesio, Simone Júlia, Maria Joyce, Juracy Dayse e Marcela Prow, que receberam orientação das professoras Maika Zampier e Maria Luzitana (Luz). Eles estiveram diretamente apoiando a gestão das atividades do evento nas coordenações de secretaria, logística, cerimonial e assessoria de imprensa. As atividades dos alunos só vêm salientar que o profissional de secretariado executivo é capaz de fazer uso de suas habilidades de gestor, gerenciando, organizando e coordenando todas as atividades e pessoas nele envolvidas, de maneira que todo o planejamento seja seguido com rigor e eficiência, com o uso de tecnologias adequadas que a auxiliem no seu desenvolvimento viabilizando assim sua concretização com sucesso e superando as expectativas. E segundo esses alunos a participação na organização estrutural desde evento foi de grande importância, pois essa experiência acrescentou conhecimentos para as suas vidas profissional e pessoal. 

domingo, 21 de outubro de 2012

3 dicas para melhorar seu networking em eventos

 

Coquetel do evento do Movimento Empreenda no Insper, em 4 de outubro
Quem vai a muitos eventos sabe que eles são boas oportunidades para conhecer outras pessoas e ampliar a rede de relacionamentos. Mas como melhorar o networking de forma objetiva, estratégica e planejada? O empreendedor americano Aaron Aders contou seus segredos para a revista Inc.
1. As minirrefeições
Muitos encontros duram o dia todo ou vários dias seguidos. Se esse for o caso, um bom momento para o networking será durante as refeições. Aders definiu uma estratégia para tirar o máximo proveito desses horários. Primeiro ele chega cedo, logo que o horário da refeição é aberto. Em vez de fazer um grande prato, ele divide as refeições em quatro a seis partes, aproveitando os momentos em que precisa se servir novamente para trocar de mesa. Assim, consegue conversar com mais gente.
Claro que nem sempre deve ser fácil fazer isso. Já fui a eventos em que não era possível trocar de mesa durante a refeição. Se isso acontecer com você, tente escolher bem a mesa antes de se sentar. É sempre mais cômodo se juntar a um grupo de conhecidos e fazer uma refeição tranquila, mas se você quiser aumentar sua lista de relacionamentos, deixe a zona de conforto e procure uma mesa com desconhecidos.
Caso o evento seja curto, deixe a timidez de lado e aproveite o momento do coffe break ou do coquetel para circular e conversar.
 
2. Prepare-se para conversar
Se você quer conhecer pessoas, esteja preparado para conversar. E isso está longe daquela conversa de elevador sobre o tempo ou o futebol do fim de semana. Claro que ela pode até começar assim, mas deve evoluir para algo produtivo e interessante. Aders procura se informar sobre os convidados para o evento antes e se prepara para o diálogo específico com alguns deles. Como em boa parte das vezes isso será impossível, vale a pena ter na ponta da língua as informações relacionadas à sua área de negócios. Para ser lembrado, é importante que você tenha conteúdo relevante a oferecer a outras pessoas e, para isso, é essencial estar bem informado. Se você tiver algum material próprio preparado sobre o tema do seu negócio (e não só sobre o negócio em si), melhor ainda. E, o que nem é preciso recomendar, tenha seus cartões de visita sempre à mão (e atualizados!).
 
3. Tenha objetivos concretos
Aders diz que é fundamental ter uma lista de pessoas – ou pelo menos de empresas – em mente. E use seu celular para organizar uma planilha com as informações de quem você quer encontrar. Aders usa uma imagem da planilha com os nomes de cinco pessoas/empresas como papel de parede do celular. Assim pode olhar discretamente quais são seus “alvos de relacionamento”. Se o evento em questão for um seminário e você quiser encontrar os palestrantes/debatedores durante os momentos de networking, procure fotos deles e faça um “carômetro” no celular.
 
Informamos que em virtude da greve da UFPB o Integra UFPB foi cancelado.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PREPARANDO A INTEGRAÇÃO CULTURAL


PREPARANDO A INTEGRAÇÃO CULTURAL

Na última sexta-feira, 04 de maio, foi realizada reunião da INTEGRA UFPB: Feira Cultural Nordestina do Litoral Norte.


Figura 1 - Reunião entre os alunos do P8 e os representantes dos CA´s

A reunião, que teve como objetivo estabelecer contato e parcerias com os CA´s dos cursos aconteceu no campus IV (unidade Rio Tinto) e contou com a presença dos integrantes do CA de Antropologia (Viviane Martins Ribeiro e Antônio Mendes Júnior, representante e vice respectivamente), CA de Matemática (Celestino Albino da Silva Neto), CA de Ecologia (Hugo Yuri ), alunos do P8 de Secretariado (Edna Calixto, Lília de Souza, José Jackson Tomé dos Santos e Maria Manuela Costa), além da Profª da disciplina de organização de eventos, Luz Santos, que está coordenando a realização do evento.

Figura 2 Discussão das estratégias

Na reunião, foi possível apresentar o projeto do evento, discutir ações ligadas a logística e divulgação do mesmo, além de realizarmos uma tempestade de ideias no sentido de tornar o projeto uma ação totalmente inovadora.

Figura 3 Secretariado exercitando a integração

Os representantes dos CA´s trouxeram excelentes contribuições, de maneira que o evento possa conseguir alcançar o objetivo de integrar os diversos públicos do campus IV da Universidade Federal da Paraíba, ressaltando a cultura popular do Litoral Norte.
A organização do evento agora aguarda a confirmação dos CA´s no evento!
Para acompanhar a organização do evento acesse o blog http://organizacaodeeventossec.blogspot.com/ ou o facebook/Organização de Eventos (https://www.facebook.com/groups/289520347796446/)