A extensão universitária
liga a instituição de ensino superior e a sociedade em que se insere. Por meio
da extensão universitária se concretiza a possibilidade de interferência e
mudança social na vida de um indivíduo, quando aliada à leitura, exerce uma
valiosa influência social.
O hábito da leitura não
nasce com o indivíduo. Para tal, é necessário, para formar leitores em uma
comunidade, que sejam implementados projetos de extensão universitária.
Para o profissional de Secretariado
não é diferente, a extensão universitária é a possibilidade que o estudante de
secretariado tem de colaborar com a nação, socializando o conhecimento,
estreitando as barreiras existentes entre a comunidade e a universidade.
A extensão é um dos três pilares da Universidade, assim como o ensino e a pesquisa. Através dela, o conhecimento universitário é socializado, tendo em vista que ela alia a teoria vista em sala à prática, contribuindo grandemente para a transformação/melhora da sociedade. Dentre os principais objetivos da extensão, estão: possibilitar a interação entre a Academia e Comunidade, favorecendo a troca de saberes e conhecimentos através da promoção de atividades relacionadas as necessidades sociais, ligadas às áreas da educação, renda e saúde, por exemplo.
ResponderExcluirPara o profissional de Secretariado, é essencial a experiência da extensão, pois permite colocar em prática o que foi aprendido em sala, sem contar que ajuda o aluno a descobrir seu campo de atuação, ou seja, em que área deseja se especializar futuramente.
É isso ai, Fá!
ExcluirIsto prova que o profissional de secretariado pode e deve dialogar com diversos espaços no sentido tanto de contribuir para sua formação, quanto para compartilhar saberes com outros sujeitos.
Luz
A extensão possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada
ResponderExcluirvez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento
significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.
A extensão universitária proporciona na formação dos futuros profissionais, principalmente os de Secretariado, a consolidação da aprendizagem. Ela permite ao acadêmico atuar junto à comunidade experimentando a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento social da mesma.
ResponderExcluirÉ uma atividade de ensino-aprendizagem, que traz consigo uma reflexão que muitas vezes passa despercebida em sala de aula.
Para mim que faço parte da extensão universitária a quase três anos, ela além de ser um dos pilares da Universidade é uma fonte de conhecimento e aprendizado pois nos permite expandir nossos conhecimentos e contribuirmos para o desenvolvimento da sociedade da qual estamos inseridos. Com isso crescemos tanto como futuros profissionais quanto como indivíduos de uma sociedade já que os conhecimentos adquiridos e compartilhados com a sociedade vão além das salas de aula.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA universidade desempenha um importante papel na sociedade que é o de formar profissionais para atuarem nas mais diversas áreas. Esta formação, entretanto, deve articular os processos de formação de modo que atenda às demandas da sociedade, e a extensão universitária tem um papel muito significante nessa formação. Através da extensão, o discente pode aplicar a ampliar seus conhecimentos, pois ao interagir com a comunidade esse aluno agrega ainda mais conhecimentos a sua vida, e assim poderá ser um profissional com visão de mundo ampla.
ResponderExcluirMENDONÇA e SILVA (2002) afirmam que poucos são os que tem acesso direto aos conhecimentos gerados na universidade pública e que a extensão universitária é imprescindível para a democratização do acesso a esses conhecimentos, assim como para o redimensionamento da função social da própria universidade, principalmente se for pública. Ressaltam que uma das principais funções sociais da Universidade é a de contribuir na busca de soluções para os graves problemas sociais da população, formulando políticas públicas participativas e emancipadoras.
ResponderExcluirSOUSA (2000) afirma que a extensão é o instrumento necessário para que o produto Universidade – a pesquisa e o ensino – esteja articulado entre si e possa ser levado o mais próximo possível das aplicações úteis na sociedade e, ainda, que a Universidade deve estar presente na formação do cidadão, dentro e fora de seus muros.
Sendo assim, a extensão para profissional de secretariado possibilita a formação do mesmo como cidadão e o credencia, cada vez mais, junto à sociedade num espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes, como prática acadêmica que interliga a Universidade nas suas atividades de ensino e de pesquisa, com as demandas da maioria da população.
Paula Rejane
Graduanda do 8° período
Sec. Exec. Bilingue - UFPB
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA extensão universitária é uma ação criada por uma determinada instituição de ensino superior para a socialização do conhecimento adquirido pelos discentes com o público externo, contribuindo enormemente com o meio social, quebrando as barreiras das salas de aula, ampliando e contribuindo de forma positiva dentro da sociedade e intervindo nas deficiências deste meio.
ResponderExcluirA prática desta ação possibilita aplicar e ampliar os conhecimentos técnicos adquiridos durante a formação acadêmica do discente. Já para o profissional de Secretariado é ainda mais importante, pois este profissional está diretamente ligado com o público, tanto o interno-organizacional quanto o externo. Em meio esta prática o discente de secretariado contribui tão somente com o meio social além de descobrir seu campo de atuação dentre as várias possíveis, o chamado "leque" de possibilidades de atuação do Secretário Executivo.
A extensão possibilita ao aluno de secretariado uma formação de cidadão, atuante na comunidade na qual estar inserido. A prática amplia o conhecimento adquirido e abre muitas portas ao aluno que faz parte da extensão.
ResponderExcluirEu acredito que a extensão universitária facilita a vida de qualquer aluno que acredita em seu potencial e que almeja um futuro brilhante, principalmente os profissionais da área de secretariado, já que o próprio curso nos dá a chance de entrar em inúmeras portas, pois através destes projetos de extensão é fácil perceber que a realidade praticada é bem mais emocionante do que a teoria, são projetos como estes que fazem nascerem cidadãos e que ao mesmo tempo ele se torna importante cada vez mais, agindo desta forma tanto a sociedade em volta ganha privilégios de produção, de conhecimento e de reconhecimento como quem está praticando, extinguindo de forma honrosa as desigualdades sociais existentes, enfim, eu acredito que as extensões só proporcionam coisas boas é um crescimento de conhecimento continuo.
ResponderExcluirO conhecimento não se estende do que se julga sabedor até aqueles que se julga não saberem; o conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa na problematização crítica destas relações.( FREIRE, 2006: 36)
ResponderExcluirSegundo SERRANO A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.
Portanto, a Extensão é uma das funções sociais da Universidade, realizada por meio de um conjunto de ações dirigidas à sociedade, as quais devem estar indissociavelmente vinculadas ao Ensino e à Pesquisa. Sua finalidade é a promoção e o desenvolvimento do bem-estar físico e social, a promoção e a garantia dos valores democráticos de igualdade de direitos e de participação no que se refere ao ensino-aprendizagem. Ela possibilita o encontro do mundo acadêmico com a sociedade a qual ela faz parte tendo como papel fundamental a transmissão de conhecimentos que ultrapassa as necessidades da sala da aula.
A Extensão é a prática acadêmica que interliga a Universidade nas suas atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da sociedade.
ResponderExcluirNas atividades de extensão, os futuros profissionais, no caso os de secretariado, têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula.
Portanto podemos compreender a Extensão como difusão e transferência do conhecimento produzido no ambiente acadêmico, complementando assim a formação profissional do aluno.
Elizabete Alves
A extensão possibilita ao aluno de secretariado colocar em pratica o conhecimento e é bem visto pelas empresas que o aluno se dedica bastante ao curso em que esteja inserido
ResponderExcluirA extensão é uma ação criada para a socialização do conhecimento, contribuindo com o meio social, quebrando as barreiras das salas de aula, ampliando e contribuindo de forma positiva dentro da sociedade e intervindo nas deficiências deste meio.
ResponderExcluirEsta formação, entretanto, deve articular os processos de formação de modo que atenda às demandas da sociedade, e a extensão universitária tem um papel muito significante nessa formação.
Em meio esta prática o discente de secretariado contribui tão somente com o meio social além de descobrir seu campo de atuação dentre as várias possíveis, o chamado "leque" de possibilidades de atuação do Secretário Executivo.
A extenção nos dar possibilidades de aprender, obter novas idéias, de nos inserir com o social, contribuindo para nossa formação.
ResponderExcluirÉ literalmente um mundo de descobertas que a cada dia nos deparamos com novas experiências, novos conhecimentos técnicos.
Já participei de um curso da extensão é foi maravilhoso pode passa e receber novas ideias, contribuir com esse trabalho foi maravilhoso. Kelliane
ResponderExcluirEstou tendo pela primeira vez a chance de estar participando de um projeto extensão coordenado pela prof. Maika. Eu estou interagindo com a equipe e aprendendo com eles, cujo qual já são veteranos.A minha opinião sobre extensão é que desse oportunidade a quem não teve esse privilegio pois assim como eu não tiveram chances, olhem por eles que necessitam estar fazendo parte desse projeto construtivos, são direitos de todos e não da minoria.ok
ResponderExcluir... o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade (...) Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social. (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 1990a:14)
ResponderExcluirA extensão é muito importante na vida acadêmica pois são em projetos como este que o aluno desenvolve copetências que acreditam não possuirem, eu falo também enquanto ex-extensionista.
Rita de Cássia