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segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO SECRETARIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS DE MÉDIO E GRANDE PORTE.


         Planejar grandes eventos como III ENASEC/IV ENSECE devida sua importância e magnitude exige um alto planejamento. Envolve um grande numero de profissionais que se dividem em equipes, buscando bons resultados no final. Possuir uma boa logística é fundamental no processo para manter o equilíbrio nas etapas seguintes.
        O levantamento de informações como: Definição do tipo de evento que vai ser feito e o público alvo assim como a previsão de um orçamento geral é apenas algumas das etapas deste processo de planejamento.
        A captação do recurso financeiro é talvez uma das etapas mais tensas de um evento, pois os recursos devem cobrir o orçamento que foi planejado no início, quando isso não acontece, a organização se vê em uma posição difícil e começa a cortar alguns gastos que estavam previstos anteriormente podendo assim fazer com que o evento perca o seu brilho.

       Administrar bem todos os recursos incluindo os materiais e humanos não é uma tarefa das mais fáceis.

 

Veremos o que diz em entrevista Cláudia Cavalcanti sócia de uma empresa de eventos


19 comentários:

  1. A organização de um evento de médio ou grande porte exige dos organizadores habilidades de gestão para promover, gerenciar e coordenar todas as atividades e pessoas nele envolvidas. Sendo assim, como o profissional de Secretariado atua como agente de resultados e é capaz de desenvolver várias atividades simultaneamente, ele pode perfeitamente organizar eventos desses portes. Sendo tão flexível, o profissional de secretariado, creio, é um dos mais indicados para essa tarefa, tendo em vista que conhece bem a empresa e, evidentemente, possui alto grau de autonomia e ampla noção da logística necessária para realização, que são fatores essenciais, de acordo com Cláudia Cavalcante (ver vídeo).
    Esse profissional, tanto pode está no comando geral, como no comando de alguma equipe. Em ambas as funções, através do planejamento (que é uma peça fundamental nessa tarefa), o SE é capaz de obter sucesso na organização de um evento.

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    1. Olá Fá Bulhões!

      De fato o SE é fundamental para refletirmos sobre todos os possíveis problemas que um evento pode ter e, de forma planejada, tentarmos nos anteceder aos mesmos, no sentido de estabelecer prévias estratégias de resolução, ou seja, o chamado plano b.

      Abraços e Feliz Natala!

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  2. Se faz necessário saber fazer a organizar de um evento, seja ele de grande ou pequeno porte,para que saia tudo perfeito do começo até o final do evento,para que ocorra tudo bem.Para que o evento sai impecável é preciso escolher muito bem o local aonde vai ser feito, saber quantas pessoas vão ter nesse evento,e começar a planejar,organizar e coordenar para que tudo acontece com as expectativa obtida.
    A importância do planejamento e organização de um evento é para que tudo saia como o planejado, não deixando espaço para surpresas desagradáveis de última hora. Quanto melhor preparado e organizado melhor será o aproveitamento do mesmo em todos os aspectos.

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  3. Para termos o sucesso almejado tanto num evento de médio porte quanto num de grande porte é necessário ter um bom planejamento na hora de organizarmos um evento. Temos que inicialmente sabermos o público alvo, os objetivos que pretendemos alcançar entre outros e com isso detalharmos num papel tudo que precisaremos para este evento com o intuito de evitarmos resultados indesejados.

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  4. Planejar e organizar um evento não é uma tarefa fácil, como podemos ver nas colocações de Claudia Cavalcante ( vídeo), mas se você é um profissional bem preparado, não só em conhecimentos teóricos, mas na vida, na sua visão de mundo, na capacidade de criar, de inovar, de superar dificuldades e imprevistos, que sempre acontecem na organização de um evento; se você tiver uma equipe boa, certamente você se sairá bem atuando nessa área, e o profissional de secretariado, que tem todas as ferramentas teóricas, se conseguir desenvolver as habilidades que citei, poderá sim ser um grande empreendedor na área de eventos. Como bem disse a professora Luz em sala de aula " não basta só ser capaz".

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  5. Nas colocações de Cláudia Cavalcante (vídeo postado), observa-se uma visão geral do que seja planejamento de eventos. Ao longo do vídeo destacam-se algumas palavras-chave, como: jogo de cintura; pulso forte; calma e controle da equipe; treinamento e acompanhamento dessa equipe; confiança na equipe; não enfocar demais o preço: preço nem sempre é tudo; nenhum evento é igual ao outro. Com essas dicas, qualquer profissional é capaz de desenvolver um evento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

    Um profissional que escolhe trabalhar com planejamento e organização de eventos têm que saber enxergar os dois lados, ou seja, o plano B, pré-supor e dá soluções para acontecimentos inesperados.

    Um profissional preparado para o mercado têm mais jogo de cintura, ou seja, contorna de forma prática as dificuldades, o que é uma característica do profissional de Secretariado. A visão de possibilidades que esse profissional trás consigo já vem do aprendizado acadêmico e também adquirido com as experiências no mercado de trabalho, além de trabalhar bem em equipe, o Secretário executivo é um agente inovador e conduz bem sua equipe levando o evento planejado ao objetivo desejado.

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  7. Para planejar um evento seja ele de grande,médio ou pequeno porte é necessário ter um bom planejamento,uma equipe criativa, dinâmica e com total responsabilidade, ter visão de futuro.E o profissional de Secretariado tem todas essas competências para planejar, organizar e executar qualquer evento por ele planejado.

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  8. Seja na vida pessoal ou profissional, um bom planejamento é fundamental, portanto não é diferente na profissão de Secretariado. Ao planejar pequenos, médios ou grandes eventos, o profissional precisa estar ciente de qual tipo de evento está mais adequado para aquela ocasião, é fácil perceber que cada vez mais a secretária está sendo solicitada para organizar o evento, para que ele fique na história, para que ele seja citado como exemplo para os próximos, isso acontece devido as suas habilidades, responsabilidade e eficiência. É necessário anotar cada detalhe, distribuir tarefas e sempre ter em mente o plano B. Depois de observado tudo isso, é só colocar em prática e esperar o resultado positivo.

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  9. Seja na vida pessoal ou profissional a secretária executiva precisa de um bom planejamento, pois ao planejarmos, abrimos espaço para novas atividades; organizamos melhor nossa vida, aproveitando melhor o tempo; facilitamos os contatos interpessoais; é possível economizar (tempo e dinheiro). Planejando, administramos melhor nosso trabalho, nossa família. Portanto, o planejamento é essencial também para melhorar cada vez mais nossa qualidade de vida, pois quem se organiza melhor, com certeza reduz os incômodos.Todos sabemos disso. Não é de hoje que ouvimos os benefícios do ato de planejar. Porém, nem sempre somos fiéis ao que um bom planejamento propõe. Mais difícil e mais importante do que planejar é cumprir o estabelecido ou previsto… mas se o planejamento estiver feito, já é meio caminho andado.


    Paula Rejane
    Graduanda do 8° período
    Sec. Exec. Bilingue - UFPB

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Planejar e organizar um evento seja de pequeno, médio ou grande porte não é uma tarefa fácil, porém como podemos perceber nas palavras de Cláudia Cavalcanti quando os profissionais que estão envolvidos com o evento são bem preparados certamente as dificuldades que porventura surgirem serão superados. devemos lembrar que não só na vida profissional, mas também na nossa vida pessoal devemos fazer planejamento, pois vivemos em constante atividade e para que consigamos bom exito um bom planejamento é sempre muito importante.
    Rita de Cássia
    Graduanda do 8° período
    Sec. Exec. Bilingue - UFPB

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  12. Na entrevista de Claudia Cavalcanti (ver vídeo)sobre "Segredos de um evento empresarial perfeito", achei muito interessante quando ela comentou sobre que " o sucesso de um evento depende das pequenas coisas". As vezes ao organizarmos um evento,nos preocupamos com o infraestrutura,a logística... e nos esquecemos dos pequenos detalhes,principalmente no que diz respeito a recepcionar as pessoas, que é o que faz a diferença.
    ELIZABETE ALVES
    Graduanda do 8° período
    Sec. Exec. Bilingue - UFPB

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  13. Além dos comentários ja citado de planejamento, organização, criatividade, dinâmica e etc, eu diria que também é preciso ter liderança para tudo sair perfeitamente.

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  14. A organização de um evento exige dos organizadores habilidades de gestão para promover, gerenciar e coordenar todas as atividades e pessoas nele envolvidas. Sendo assim, como o profissional de Secretariado atua como agente de resultados e é capaz de desenvolver várias atividades simultaneamente, ele pode perfeitamente organizar eventos desses portes.
    Um profissional que escolhe trabalhar com planejamento e organização de eventos têm que saber enxergar os dois lados, ou seja, o plano B, pré-supor e dá soluções para acontecimentos inesperados.

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  15. A organização de eventos exige planejamento, organização e criatividade.
    por isso é impresindivel se preoculpar como fazer, para quem fazer, se senvolvendo diretamente com a organização.

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  16. Organizar um evento não é nada fácil e preciso muita dedicação, planejamento,criação de estrategias tudo isso e muito mais para que o evento seja 100 porcento.

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  17. Dentre as várias funções que um secretário pode desempenhar encontra-se a organização de eventos.
    Está não é uma tarefa exclusiva do secretário, no entanto, este profissional tem a habilidade necessária para realizar esta função. E para que um evento ocorra com sucesso em todas as suas etapas (antes, durante e depois), deve-se fazer um bom planejamento, envolvendo critérios como objetivo, tipo de público, recursos, orçamento, etc., pois qualquer falha comprometerá o conceito/imagem de quem o está organizando.

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  18. Para realizar um grande evento não basta ser somente eficiente no que faz tem que haver comprometimento de todos pois uma andorinha não faz verão, então todos tem que se comprometer pois, o evento não ocorrera sem que esta secretaria esteja atenta o que acontece em sua volta, isso é ser proativo,sem falar no engajamento para com o curso.

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