Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Guia para organização de eventos


 A Assessoria de Comunicação Social (ACS) apresenta o Guia para Organização de Eventos, como um instrumento para facilitar a operacionalização de eventos e solenidades pelos dirigentes, secretárias(os)  executivas(os), administradores, assistentes em administração e demais profissionais envolvidos nessa atividade na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
Este documento trata o evento não como atividade exclusiva dos setores de comunicação das universidades, mas como atividade de comunicação dirigida, que objetiva aproximar públicos e tornar-se uma experiência significativa para promotores, organizadores e participantes.

Organizado pela Assessoria de Comunicação Social da UNIPAMPA e inspirado na obra Organização de Eventos, de Cleuza Gimenes Cesca¹, objetiva-se que este Guia para Organização de Eventos se torne um instrumento facilitador no planejamento, execução, organização e avaliação de tais atividades, bem como um mediador entre a área de Relações Públicas da Assessoria de Comunicação Social da UNIPAMPA e seus diversos públicos, distribuídos nos dez campi da Instituição. 

Adenilza Araujo

sábado, 20 de abril de 2013

Breve conceito de organizações de eventos

 A organização de eventos é uma atividade que traz inúmeros benefícios à empresa, pois seu objetivo é divulgar a imagem da instituição e estreitar seus relacionamentos com os clientes, fornecedores e público em geral. Esta atividade vem crescendo muito no mercado, de maneira que, sejam realizados com um grau cada vez maior de sofisticação e criatividade, exigindo assim profissionais bem preparados.Com isso, pretende-se analisar a importância da realização de eventos pelas organizações,bem como a maneira de desenvolvê-los,afim de que estes atinjam as finalidades pré-estabelecidas. Além de demonstrar características que o profissional da área secretarial possui para o desenvolvimento dessa atividade, de modo que venha afacilitar a sua introdução nessa área.

Os eventos estão se tornando cada vez mais essenciais a vida econômica das empresas, uma vez que contribuem para a divulgaçãoe a consolidação da imagem institucional e comercial da organização, de modo que o concorrido mercado, bem como a decisiva dependência da opinião pública obrigam as empresas a promoverem eventos cada vez mais atrativos e eficazes.Os eventos também trazem o benefício de obter novas informações sobre omercado e a concorrência, fazer novos contatos comerciais, já que ali encontram-se revendedores, fornecedores e prestadores de serviço, facilitando novas parcerias comerciais e tecnológicas. Lynch (Apud Giacaglia 2006, p.9) concorda que o evento “é onde fornecedores de serviços e produtos contatam arede de varejo, de atacado e distribuidores que vem para ver novos produtos prourar por novos fornecedores de produtos...” 

Link do artigo completo:  http://www.upf.br/seer/index.php/ser/article/view/1792/1195