Páginas

domingo, 26 de maio de 2013

Apresentação - Organização de eventos - Da ideia à realidade




             É comum profissionais das áreas de turismo, hotelaria, centro de convenções, recursos humanos, assistência social, desenvolvimento de pessoal, secretariado, entre outros, buscarem apoio teórico e pratico para as realizações de seus empreendimentos no segmento de eventos.
            Em pleno inicio do século XXI ainda existe pouca bibliografia no segmento de eventos, muito embora as universidades e instituições de ensino estejam com suas atenções voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento de promotores de eventos profissionais, como: congressos, seminários, encontros, inaugurações, e também de eventos sociais, esportivos e culturais, entres outros.
            Todo evento parte de uma “fantasia”, inicialmente chegando-se à idealização  na implantação das ideias e projetos, buscando atrair a atenção do publico, sensibilizando-o a partir de um plano de ações articuladas que, se bem programadas por meio de uma comunicação aproximativa, poderá trazer resultados favoráveis e sucesso absoluto. Importante enfatizar que cada evento tem sua própria característica. Eles se diferenciam na organização pelos seus objetivos, publico alvo, programação e abrangência. Para se determinar se a técnica grupal escolhida para um evento será um seminário, por exemplo, precisamos em primeiro lugar, saber o que é um seminário, seu funcionamento, suas características e qual a diferença deste para um ciclo de palestras e conferencias.  
            O principal objetivo deste livro é apresentar as regras, os meios, os procedimentos e as formas sistematizadas de tipos de eventos e de cerimônias, elaborando um plano de ação de acordo com sua característica e definição própria.
            Mas não basta somente isso. É preciso avaliar os procedimentos e cuidados necessários para o sucesso do evento, certificar-se de que a ideia do acontecimento é viável, saber delegar, acompanhar as tarefas e os passos da equipe, elaborar fluxogramas, utilizar formulários que auxiliem no controle das atividades, elaborar o projeto de forma detalhada e ordenada, desenvolver um check-list das tarefas, utilizando os termos técnicos do segmento de eventos e definir um plano de mídia. Estes procedimentos fazem parte dos capítulos que compõem este livro.
            Seguindo as orientações, todas as atividades serão conduzidas a um plano geral de procedimentos norteados da abrangência do controle do evento.

 
Edjane Guedes 

http://books.google.com.br/books?id=wXEUM0R2MHgC&printsec=frontcover&dq=materias+sobre+organiza%C3%A7%C3%A3o+de+eventos&hl=pt-BR&sa=X&ei=o5SiUd2JBYnm8gTp8oDADg&ved=0CEMQ6AEwAw

domingo, 19 de maio de 2013

A importância dos eventos para empresas e colaboradores

Max02
Olá pessoal, hoje levo a vocês uma entrevista a Max Gehringer, 
empresário renomado, a Revista Evento.
Investir em eventos que propiciem ambiente para o contato direto e personalizado entre os funcionários, consumidores e possíveis clientes é uma realidade cada vez mais comum entre os grupos empresariais modernos. Os chamados “eventos de incentivo e relacionamento” ajudam no estabelecimento de vínculos pessoais, criam a identificação das pessoas com os produtos e serviços oferecidos pelas empresas e agregam valor às marcas.
Revista Evento – Levando em conta os benefícios para os funcionários e para o empresário, por que os eventos corporativos ganharam tanta importância dentro das empresas?
Max Gehringer – Quando os convidados são externos, como clientes, fornecedores, parceiros e prospects, o evento serve para gerar ou estreitar um relacionamento, além de apresentar detalhes sobre a empresa que os convidados talvez desconhecessem. No caso de eventos para funcionários, eles têm um efeito positivo na motivação geral. O fato de uma empresa investir dinheiro para proporcionar momentos de aprendizado ou descontração, fora da rotina diária, sempre faz com que o funcionário se sinta mais prestigiado. Principalmente quando ele conversa com um colega de outra empresa que não promove eventos.
Revista Evento – Como o empresário pode identificar qual tipo de evento agradaria mais aos seus colaboradores?

Max Gehringer – Para uma equipe de vendas, por exemplo, um evento ao ar livre, com competições entre os participantes, ajudaria a solidificar os conceitos de concorrência e de esforço individual, “dar o máximo de si, sempre”. Para uma equipe de uma área mais técnica, como sistemas, uma palestra com um especialista agregaria mais conhecimento. Para equipes mistas, shows de música ou humor ajudam a descontrair, algo importante para empresas em que há muita cobrança por resultados. Existem também empresas que incentivam a participação direta dos colaboradores no evento, e empresas que preferem apresentações mais formais. Há empresas que apreciam cenários especiais, camisetas e brindes, e há empresas que são contrárias a isso. Há empresas que são totalmente contra sortear prêmios entre os participantes, e há empresas que são favoráveis.

Daniele Matias

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Organização de Eventos - Teoria e Prática


Sinopse - Organização de Eventos - Teoria e Prática - Maria Cecília Giacaglia

Os eventos estão se tornando, cada vez mais, essenciais à vida econômica das empresas. Ano a ano eles crescem em números, em proporções e em grau de sofisticação superando, muitas vezes, em importância, a publicidade e a propaganda. Sua organização e implementação vêm constituir, portanto, uma tarefa especializada e de grande responsabilidade. Esta obra visa preencher a lacuna deixada pela falta de publicações que orientem o profissional quanto aos diferentes aspectos da organização de eventos empresariais, oferecendo uma visão teórica geral sobre eventos. O livro analisa as vantagens e desvantagens da contratação de empresas especializadas na organização de eventos; apresenta diferentes tipos de eventos e seus objetivos e, principalmente, descreve - passo a passo - como planejar e organizar eventos.

Organização de Eventos - Teoria e Prática - Maria Cecília Giacaglia



Este livro é um grande suporte aos profissionais envolvidos em Organização de Eventos e pode ser encontrado no seguinte link: http://capoeiramineira.blogspot.com.br/2012/03/organizacao-de-eventos-teoria-e-pratica.html

segunda-feira, 6 de maio de 2013




Erros que não se podem cometer na organização de eventos 


Para nós futuros Secretários Executivos, a organização de eventos é um fator muito importante e de maior responsabilidade da nossa profissão, e exige cuidados minuciosos. Falta de planejamento, risco não calculado, Má divulgação, estar desatualizado e falta de criatividade, são alguns erros que nunca poderão ser cometidos.

Falta de Planejamento: Dos erros, este é o mais grave. Pesquisar, observar e analisar reduz muito o fracasso do seu evento. Primeiro pesquise e analise eventos que se aproximam da temática do seu, saiba quais são os objetivos que você tem em mente e os organize em um check list.

Risco não calculado: Sempre haverá imprevistos na organização de eventos, afinal eventos envolvem pessoas. Para isso exige muita calma, auto-controle e segurança para passar os demais participantes e não percebam que tem algo errado, e é no planejamento que deverá planejar um plano B.

Má divulgação: Atualmente se usam as ferramentas virtuais, como Twitter, Facebook, site, blog, email...Para isso exigi que você escolham as ferramentas que estará de acordo com o perfil do seu público.

Estar atualizado: As mudanças no mercado sofrem um efeito muito rápido, oque era moda há 2 anos atrás, hoje já não é mais. Por isso temos que ficar atento as novidades dos negócios, para divulgar e organizar seus eventos.


Falta de Criatividade: Fuja das práticas comuns. Leia revistas, sites especializados e esteja atualizado sobre as novidades do mercado.

Fontes: http://www.supersecretariaexecutiva.com.br/blog/posts/eventos-posts/eventos/
http://www.produzindoeventos.com.br/dicas/7-erros-que-voce-nao-deve-cometer-na-organizacao-de-eventos/


Anna Celle