É comum
profissionais das áreas de turismo, hotelaria, centro de convenções, recursos
humanos, assistência social, desenvolvimento de pessoal, secretariado, entre outros,
buscarem apoio teórico e pratico para as realizações de seus empreendimentos no
segmento de eventos.
Em pleno inicio do século XXI ainda
existe pouca bibliografia no segmento de eventos, muito embora as universidades
e instituições de ensino estejam com suas atenções voltadas para o
desenvolvimento e aprimoramento de promotores de eventos profissionais, como:
congressos, seminários, encontros, inaugurações, e também de eventos sociais, esportivos
e culturais, entres outros.
Todo evento parte de uma “fantasia”,
inicialmente chegando-se à idealização na
implantação das ideias e projetos, buscando atrair a atenção do publico,
sensibilizando-o a partir de um plano de ações articuladas que, se bem
programadas por meio de uma comunicação aproximativa, poderá trazer resultados favoráveis
e sucesso absoluto. Importante enfatizar que cada evento tem sua própria característica.
Eles se diferenciam na organização pelos seus objetivos, publico alvo,
programação e abrangência. Para se determinar se a técnica grupal escolhida
para um evento será um seminário, por exemplo, precisamos em primeiro lugar,
saber o que é um seminário, seu funcionamento, suas características e qual a
diferença deste para um ciclo de palestras e conferencias.
O principal objetivo deste livro é
apresentar as regras, os meios, os procedimentos e as formas sistematizadas de
tipos de eventos e de cerimônias, elaborando um plano de ação de acordo com sua
característica e definição própria.
Mas não basta somente isso. É preciso
avaliar os procedimentos e cuidados necessários para o sucesso do evento,
certificar-se de que a ideia do acontecimento é viável, saber delegar,
acompanhar as tarefas e os passos da equipe, elaborar fluxogramas, utilizar formulários
que auxiliem no controle das atividades, elaborar o projeto de forma detalhada
e ordenada, desenvolver um check-list das tarefas, utilizando os termos técnicos
do segmento de eventos e definir um plano de mídia. Estes procedimentos fazem
parte dos capítulos que compõem este livro.
Seguindo as orientações, todas as atividades serão conduzidas a um plano
geral de procedimentos norteados da abrangência do controle do evento.http://books.google.com.br/books?id=wXEUM0R2MHgC&printsec=frontcover&dq=materias+sobre+organiza%C3%A7%C3%A3o+de+eventos&hl=pt-BR&sa=X&ei=o5SiUd2JBYnm8gTp8oDADg&ved=0CEMQ6AEwAw
É sempre bom buscar a leitura para a realização de algum procedimento, no caso, a realização de eventos. No entanto, é nosso dever como secretarias (os) estarmos por dentro de tudo que diz respeito a essa habilidade, pois querendo ou não um dia todos nós passaremos por essa prova e se não soubermos realizar iremos ficar frustrados.
ResponderExcluirPara todos os secretários executivos é de fundamental importância saber organizar um evento.Para tanto é necessário que haja todo um procedimento técnico e teórico na realização de eventos, para que tudo saia conforme planejado.
ResponderExcluirO conhecimento teórico é a base para qualquer procedimento técnico. A organização de um evento não necessita apenas que tudo ocorra bem é preciso ter conhecimento sobre a atividade que está exercendo para se obter um bom resultado.
ResponderExcluirO sucesso de um evento basicamente é como ele é organizado, e claro que como iremos saber que vamos obter este sucesso?
ResponderExcluirPois bem, é interessante esta colocação que não só basta a prática em eventos, também temos que buscar informações teóricas.
Neste trecho do texto: "É preciso avaliar os procedimentos e cuidados necessários para o sucesso do evento, certificar-se de que a ideia do acontecimento é viável, saber delegar, acompanhar as tarefas e os passos da equipe, elaborar fluxogramas, utilizar formulários que auxiliem no controle das atividades, elaborar o projeto de forma detalhada e ordenada, desenvolver um check-list das tarefas, utilizando os termos técnicos do segmento de eventos e definir um plano de mídia." teremos os principais pontos a serem seguidos ao organizarmos eventos. Em outra postagem mais antiga foi citado outra obra referente ao tema Organização de Eventos e agora novamente. O secretário executivo deve obter conhecimentos através destes livros que irão ser facilitadores do nosso trabalho.
ResponderExcluirO planejamento de um evento é fundamental. Tudo aquilo que é anotado, pesquisado, analisado e seguido com critérios tem quase 100% de chance de acertos e uma pequena margem de erros e imprevistos. Toda recepção, convenção, seminário, encontro, reunião ou palestra deve ser planejada para ser bem-sucedida como se fosse a apresentação de um verdadeiro espetáculo.
ResponderExcluirA leitura é fundamental em qualquer profissão e quando é relacionada a organização de eventos, mais ainda. Em qualquer atuação que tenhamos em nosso trabalho, sempre temos que buscar ajuda dos teóricos , pois é através de experiência de outrem que iremos descobrir as dificuldades, e assim saná-los de nossa organização. Frizando que em um evento, principalmente, tem que ter todo um planejamento, para que tudo possa ser um sucesso. Atualizar-se sempre!
ResponderExcluirO planejamento se torna uma necessidade, quando se trata de qualquer especie de evento que vá ocorrer em nosso dia a dia, e se tratando de evento acadêmico, empresarial ou qualquer outro tipo de encontro, se torna um espaço para transação, transferência de conhecimento, podemos dizer assim, requerendo da equipe organizadora um desdobramento maior. Portanto este livro é uma boa dica, para todas as pessoas que gerenciam eventos.
ResponderExcluirPois se irá por em prática algo que é apenas uma ideia.
Daniele Matias
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAntes da realização de qualquer atividade, seja ela qual for se faz necessário um planejamento, no caso de uma organização de evento, devemos estudar, analisar e buscar todas as informações necessárias antes de planejar a realização do mesmo, pois agindo desse modo é que poderemos ter um evento de sucesso.
ResponderExcluirPara elaboração de um evento é preciso ter conhecimento do assunto, pois devemos avaliar os cuidados necessário para o seu sucesso, sendo assim, é fundamental fazer uma boa leitura e pesquisa, pois assim teremos conhecimentos de regras e procedimentos.
ResponderExcluirComo todo evento tem suas particularidades, é muito importante que os conheçamos. Com a ajuda desses livros podemos identificá-los e aprender a organiza-los de acordo com suas características.
ResponderExcluirIsto mesmo quanto mais informação melhor. O manuseio de livros para a orientação de eventos é muito significativa, pois,quanto mais informações o profissional responsável do evento obter, mas o seu trabalho será aperfeiçoado e terá um grande êxito profissionalmente.
ExcluirRenata Monteiro
É fundamental o conhecimento para a realização de algum procedimento, e principalmente na realização de eventos que para nós futuros profissionais secretários(as) não só podemos como também devemos estar preparados para essa prática.
ResponderExcluirLetícia Oliveira
Todo evento deve ter um planejamento bem definido,contendo cronograma de atividades e orçamento detalhado. Quando bem organizado, gera vantagens à organização.
ResponderExcluirÉ de tamanha importância uma bibliografia atualizada para organização de eventos, para assim elaborarmos de acordo com os procedimentos e práticas para uma bela organização de evento.
ResponderExcluirNão se pode acreditar que pelo fato de a organização de eventos ser algo muitas vezes cotidiano, que não é necessario estudos e bibliografias referentes a isso. Messmo que haja conhecimento tacito, uma boa bibliografia pode fazer do evento algo sério, ao invés de deixar o organizador as cegas vendo se isso ou aquilo irá realmente dar certo
ResponderExcluirComo relata resumo do livro supra citado e que mais uma vez destaca o fato de um bom planejamento e boas ideias bem fundamentadas para o sucesso de um evento. Na prática em nossas aulas de organização de eventos já estamos vivenciando esse processo, os cuidados necessários para a realização de um evento de excelência.
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